quinta-feira, 5 de março de 2009

Reforma agrária e reforma mental



Terra, de quem é essa terra? Ninguém me diz de quem é essa terra? A imprensa engrossa o caldo dos que entregam as terras nas mãos sujas dos latifundiários,eles que por muitos anos se apossaram das terras indevidamente, usando a força do capital , a força armada e até do estado, agora se preocupam com “ suas terras improdutíveis”, o fantasma é o movimento dos sem-terra.

Muitos historiadores dizem que esse problema deveria ter sido resolvido desde a libertação dos escravos, deram a liberdade aos mesmos, mas não deram terra pra eles plantarem,os senhores se apossaram das terras desde esta época, e hoje seus herdeiros estão continuam donos das terras, em nenhum momento dos debates sobre reforma agrária ninguém perguntou de quem é a terra? Se era legítima a possa da terra? Será que esses latifúndios muitos abandonados pagam impostos? Será que eles estão regulares? Será que é correto ter capangas?.... entre outras perguntas.

Numa briga entre sem-terras e possíveis capangas, alguns capangas morreram, houve uma comoção geral , a mídia ficou de luto(eu mesmo acho horrível quando se tem morte violenta), mas será que esse luto é verdadeiro? Nesses vários anos de luta pela reforma agrária quantos ativistas morreram? Quantos fazendeiros e capangas morreram? A luta é altamente desigual, de um lado a mídia,alguns governos, o capital, do outro pessoas que não tem sequer uma terra para plantar, como pode essas pessoas saírem matando os mais fortes?

Na minha humilde opinião, acho que todos os movimentos devem ser fiscalizados, e se punidos iguais os ministros, os juízes e principalmente o presidente do supremo, eu e muitos queremos saber o porque de soltar Daniel Dantas? Dentro de qualquer movimento , qualquer grupo é passível o erro ético e moral, e deve ser investigado, mas a minha principal preocupação é porque a mídia nem o tal ministro do supremo, não pedem tão rigorosamente punição as mortes no campo do lado dos que lutam pela reforma agrária?

Nenhum comentário: